Reencarnar sem memória?

Segundo o Espiritismo a finalidade da reencarnação é  para que a pessoa venha sofrer e corrigir os erros cometidos nas  supostas outras vidas. Isso, de acordo com a crença, possibilitaria a humanidade progredir em todos os aspectos e dessa forma a justiça divina estaria sendo feita a cada um.


Nesse contexto acima existe algo bem curioso para não dizer estranho. A pessoa reencarna totalmente sem memória.  Vamos dar uma olhada no que diz O Livro dos Espíritos:  


Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si.” (LE, nº 392, FEB, grifo nosso). 


Bem, analisemos, se o indivíduo está aqui justamente por causa do seu passado, do que fez de errado para tentar consertar, não seria justo ele se lembrar das faltas de forma a não cometê-las novamente?  Relata a doutrina espírita que o objetivo  da reencarnação é reparar, expiar  e evoluir. Mas como reparar e sofrer  pelo o que não se lembra? Como evoluir se as mesmas transgressões podem ser cometidas?  E como alguém  em sã consciência pode ser “senhor de si” estando desmemoriado?


Outro ponto controverso é o ensino de que ao voltar ao mundo espiritual o espírito que acabou de desencarnar vai ver como usou seu tempo na vida terrena quando ainda tinha um corpo. Antes disso , em vida, ele dispõe apenas de mais inteligência para distinguir as situações julgando-as boas ou más:


“Em cada nova existência, o homem dispõe de mais inteligência e melhor poder distinguir o bem do mal. Onde o seu mérito se se lembrasse de todo o passado? Quando o Espírito volta à vida anterior (a vida espírita), diante dos  olhos se lhe estende toda a sua vida pretérita.  (O Livro dos  Espíritos, nº 393, FEB, grifo nosso). 


E mais, é dito que haveria perturbação em vida caso houvesse lembrança  das falhas praticadas em outras existências:


“Ele renasce qual se fizera pelo seu trabalho anterior; o seu renascimento lhe é um novo ponto de partida, um novo degrau a subir. Ainda aí a bondade do Criador se manifesta, porquanto, adicionada aos amargores de uma nova experiência, a lembrança, muitas vezes aflitiva e humilhante  do passado, poderia turbá-lo e lhe criar embaraços. ele apenas se lembra do que aprendeu por lhe ser isso útil.” (A Gênese, cap 11, nº 21, FEB, grifo nosso).



Agora pense: não seria igualmente perturbador  cada um ver apenas depois de morto como seu tempo em vida foi usado de forma ruim? O que seria pior, se lembrar em vida e corrigir em vida os erros  das supostas outras existências ou  ter memória plena depois de morto onde nada mais pode ser feito para correção?



Aqui a pessoa volta com amnésia, faz um monte de besteiras, acumula mais débito, então desencarna, vê o que fez de bom e mau. Volta para essa terra mais desmemoriada do nunca, não se lembra do que fez de errado, não tem consciência para corrigir os males praticados na “outra vida”, então o “reencarnado” acumula mais e mais débitos... e a bola de neve só vai crescendo. 


Isso é algo incoerente, pois sabemos que a memória exerce um papel super importante na vida do ser humano, pois está ligada ao aprendizado. As pessoas  só podem aprender algo se conseguirem reter a informação em suas mentes. 


Começar sempre do zero, sem lembrança alguma não poderia ser uma  bondade divina. É como se o indivíduo fosse para a escola todos os dias não se recordando de nada do que foi ensinado no dia anterior. E pior, estaria sendo punido terrivelmente por algo que não se sabe.  Definitivamente, tal situação não  seria justa e muito menos coerente.



Atualizado: Maio/2016

Licença Creative Commons
O trabalho Reencarnar sem memória? de Discípula de Cristo foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

7 comentários:

  1. Não acho injusto uma pessoa voltar desmemoriada, porém com algo planejado no plano espiritual. Qualquer pessoa tem intuição, que cada religião vai usar da sua explicação para explicá-la "É o santo!", "O Espírito Santo me incomodou!" etc. Para o Espiritismo são os mentores, seres de luz ou "uma memória" dos erros do passado.

    Não há justificativa em inferno e céu. Que homem ou mulher chega a uma imperfeição ou perfeição tamanha que seja merecedor de viver eternamente em um local horrível ou maravilhoso. Como pode um ser viver 17 anos, por exemplo, e viver a eternidade no inferno?
    Que pai colocaria seu filho amado em um lugar desses para queimar e sofrer toda a eternidade nas mãos de um demônio tão cruel.

    Isso para mim não faz sentido.

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, obrigada pela sua participação.

      Como melhorar, progredir, evoluir conscientemente sem memória? Sem essa a pessoa não sabem quem é. Não haveria uma reparação eficaz. Repito, se a pessoa reencarna, segundo a doutrina espírita, para evoluir porque não se lembraria dos males praticados em “outras” vidas para corrigi-los com eficiência? Aqui onde teoricamente a pessoa deveria reparar os seus, ela fica sem memória, porém, quando volta ao plano espiritual ela vê como conduziu sua vida de forma boa ou má. Mas seria justamente aqui que o recobramento da memória seria importante. É um vai e volta sem memória. Realmente é algo que não faz sentido.

      Excluir
    2. Quanto ao inferno, ou o modo de Deus julgar as pessoas é algo que não podemos saber agora. Mas de uma coisa podemos estar certos Ele saberá melhor que ninguém, como julgar cada um dentro de sua realidade.

      Quanto ao tempo de punição mencionado no seu exemplo, o mesmo não faz sentido se usarmos a lógica espírita. Pois se olharmos o tempo de proporção...as pessoas estão reencarnando para pagar por erros cometidos em momentos de suas vidas. Então se ela levou 1 minuto para cometer um erro grave, deve ela reencarnar e passar uma boa parte da vida para, enfim, um dia pagar na mesma medida o mal cometido? Usando a proporcionalidade, é algo também curioso.

      Abraços fraternos,

      Excluir
  2. O Espírito, ao reencarnar, esquece o passado por benção de Deus. Traria grande confusão para a alma a lembrança, quando na carne, das suas inúmeras existências de tempos idos. O Espírito esquece para que possa, na nova existência, criar condições de restabelecer suas forças espirituais. No entanto, a consciência profunda lhe vai avisando, por intuição, de tudo que passou nos variados caminhos percorridos. São recordações suaves, mas certas, no sentido de que a alma não perca o posicionamento de sua conduta. Isso acontece, mesmo a quem segue religiões que negam a reencarnação, pois a lei de Deus é universal.

    Mesmo que se encontre negando a existência de Deus, Ele, o Magnânimo Senhor, não deixa de amparar Seu filho. Todos temos intuições acerca de todas as leis espirituais. O mundo consciente é pequeno demais para acumular tantas recordações do passado, mas esse se faz presente quando necessário. A vontade de Deus é sempre feita em toda a Sua casa.

    As lembranças assomam a nossa mente constantemente, em variadas formas, dando-nos segurança do que passamos. Quantas vezes podemos observar irmãos que se dizem materialistas, estendidos em uma cama, sofrendo grandes provações pacientemente, sem blasfemar, sem reclamar, recebendo as lições da dor com proveito? Isso é prova da consciência, do que está registrado no passado. É a intuição dele escrevendo no seu livro interno as verdades espirituais. Muitos outros, mesmo no leito de dor, começam a reconhecer a continuação da vida e a existência de Deus.

    A justiça não nos deixa de responder por aquilo que fizemos. Pela vida que se leva na Terra, tem-se uma vaga lembrança do que se foi no passado; pelos sentimentos do presente, advinha-se o que foi feito das oportunidades a si oferecidas. Nessas meditações, pode-se avaliar os reparos que devem se feitos no presente, os quais não devem retardar, por ser chamado da espiritualidade maior, pelos canais da consciência em Cristo. Esperar mais é permitir o atraso da felicidade em nossa vida.

    Todos conhecem o bem e o mal. Antes mesmo de usar o primeiro corpo, na Terra ou em outros mundos, o Espírito é adestrado teoricamente em todas as leis para, depois, como encarnado, passar a viver; por tudo o que passamos, somos os responsáveis, e são processos de evolução o despertamento para a alma. Não há lições sem proveito.

    Certamente que não haveria mérito algum se nos lembrássemos de todos os feitos do passado, de todas as causas que nos colocaram no estado em que nos encontramos atualmente, ou, então, se tivéssemos à nossa disposição um guia espiritual que nos dissesse: “– Faça isso ou aquilo,” e nos impedisse de usar certa liberdade que temos. Os guias espirituais existem e influenciam na nossa vida mais do que pensamos, mas eles não tolhem a liberdade do aprendiz; cercam-no de todos os cuidados possíveis, mas deixando a ele o que ele mesmo deve fazer em seu próprio benefício. Alguém pode até trazer um copo de água até nossa boca, mas nós é que temos que bebê-la; podem nos dar a comida, mas nós é que temos que mastigá-la e engolí-la. Certas decisões seguem a mesma ordem acima referida; é nosso campo de conquista individual.

    Somos cercados de toda assistência, em tudo que o Senhor achou conveniente nos amparar, no entanto, a nossa parte, essa nós temos de fazê-la. Não temos quando na carne, lembranças exatas do que fomos do passado, mas, no silêncio vibracional, elas estão presentes a nos dizer o que fizemos. Mesmo que não queiramos ouví-las, essas lembranças nos invadem e nos falam de maneira que todos nós entendemos, reconhecendo a verdade. Todos somos responsáveis, pelo que fizemos, e pelo que devemos fazer de agora em diante. Vejamos o que deve ser feito daí para frente.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Falar que nascer sem memória é "benção de Deus", onde?

    Ninguém se lembra de supostas vidas passadas por uma única e clara razão: Reencarnação nunca existiu! Apenas na cabeça de quem crê nisso, claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é Edervaldo, amo a doutrina espírita, mas dpeois de mtos anos refletindo sobre certos assuntos cheguei a conclusao que perfeito é só Deus nenhuma religiao tem pefeição.

      Excluir
    2. Olá, Anônimo. Você disse algo importante... perfeito é só Deus. E realmente, nenhuma religião, seja ela qual for, tem a perfeição. A verdade absoluta está nEle.

      Excluir