Reencarnação é punição

(Atualização: Maio/ 2016)

Para quem defende essa crença se inspirando nos livros espíritas (Codificação) escritos por Allan Kardec, as idas e vindas seriam um meio para melhorar a existência para que um dia a pessoa possa se tornar um espírito puro. Sendo assim, os espíritas de modo geral dizem que a reencarnação não tem nenhum caráter punitivo, é penas “didático”. É um meio que a Providência divina escolheu para levar o homem à perfeição através de sucessivas reencarnações, onde essas permitirão ao reencarnado melhorar, expiar, reparar e assim, evoluir.

Apesar desse tom brando e pedagógico, não é isso o que lemos na Codificação espírita.Vamos analisar algumas coisas?

A reencarnação é ou não é punição? 

De acordo com o Espiritismo: Sim! É punição!

 a) A pessoa  é punida permanecendo numa categoria inferior: “Entretanto, como atua em virtude de seu livre-arbítrio, pode ele, por negligência ou má vontade, retardar o seu avanço; prolonga conseguintemente, a duração de suas encarnações materiais, que, então, se lhe tornam uma punição, pois que, por falta sua, ele permanece nas categorias inferiores, obrigado a recomeçar a mesma tarefa. (A Gênese ,cap11, nº 26, FEB, grifo nosso).

b) A pessoa é punida sendo enviada para Terra: “ Admitamos, ao demais, que hajam vivido em um mundo mais adiantado e menos material do que o nosso, onde o trabalho do Espírito substituía o do corpo; que, por se haverem rebelado contra a lei de Deus, figurada na desobediência, tenham sido afastados  de lá e exilados, por punição, para a Terra, onde o homem, pela natureza do globo, é constrangido a um trabalho corporal e reconheceremos que a Deus assistia razão para lhes dizer: No mundo onde, daqui em diante, ides viver, cultivareis a terra e dela tirareis o alimento, com o suor da vossa fronte.” (A Gênese, cap 12, nº 23, FEB, grifo nosso).

c) Esse planeta é um cativeiro:
 “Sabe que tem nas mãos o seu futuro e que a duração do seu cativeiro neste mundo unicamente dele depende.”  (A Genese, cap 12, nº 26, FEB, grifo nosso).

“A Terra pertence à categoria dos mundos de expiação e provas, razão por que aí vive o homem a braços com tantas misérias.” (ESE, cap 3, nº 4, grifo nosso)

d) Deus impõe a encarnação para evolução através do sofrimento:Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea; nisto é que está a expiação. (LE, nº 132, FEB, grifo nosso)

e) A Pena de Talião permite a punição do reencarnado:

Sobre a Pena de Talião (palavras de Jesus: Quem matou com a espada, pela espada perecerá), Essas palavras não consagram a pena de Talião e, assim, a morte da ao assassino não constitui a aplicação dessa pena?”

“Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de Talião é a  justiça de Deus. É Deus que a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este o sentido das palavras de Jesus.” (LE, nº 764, FEB, grifo nosso)

f) Pessoas com problemas mentais estão sendo punidas:

Que objetivo visa a Providencia criando seres desgraçados, como os cretinos e os idiotas?”

“os que habitam corpos de idiotas são espíritos sujeitos a uma punição. Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados”. (LE, nº 372, FEB, grifo nosso).

g) A Punição é conseqüência do passado:

Se não for punida nessa existência, se-lo-a necessariamente em outra. Eis pq um, que vos parece justo, muitas vezes sofre. É a punição do seu passado (LE, nº 984, FEB, grifo nosso).

h) Nesta vida a pessoa já começa a penar:

“Já nesta vida somos punidos pelas infrações, que cometemos, das leis que regem a existência corpórea, sofrendo os males conseqüentes dessas mesmas infrações e dos nossos próprios excessos.” (LE, nº 921, FEB, grifo nosso).

Conclusão:

Por mais que os espíritas tentem contornar essa situação dizendo que voltamos aqui muitas vezes apenas para aprendizado, melhoramento e etc, de acordo com as obras espíritas avaliadas acima fica bem claro que se a reencarnação existisse, a punição seria sua irmã gêmea! Disso poderíamos estar certos.

Disse Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8.32

Licença Creative Commons
A obra Reencarnação é punição? de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

5 comentários:

  1. É verdade é tão triste ainda ter que voltar a reencarnar na Terra e ainda por cima com gente como você que tenta destruir a esperança do coração dos outros (que discipula do Cristo o que, Jesus é amor será que ele aprovaria isso que você faz?). Mas você aceitando ou não vai morrer um dia e verá com os próprios olhos, ai teremos a prova se é Kardec ou você que esta certa... Eu sei que não vai publicar hehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo, obrigada pela participação. Mas é claro que publico opostos sim. Posso demorar para moderar, mas quando o faço gosto sempre de deixar na íntegra os comentários dos visitantes.



    ResponderExcluir
  3. Quanto a destruição da esperança no coração dos outros, chega a ser um comentário bem exagerado de sua parte. Aqui esclareço algumas verdades que estão ocultas aos olhos de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  4. O objetivo da reencarnação do Espírito é o seu despertamento. Tudo que sai das mãos de Deus conduz latentes valores imortais. O tempo encarregar-se-á de formar meios e angariar métodos de acordar as almas para que elas sintam suas necessidades de progredir e de amar.

    O que chamamos de perfeição são os talentos que Deus nos deu por misericórdia, aflorados e iluminados por inúmeras experiências de vivência, frente a frente com múltiplos problemas, dores e sacrifícios, na extensão de vidas sem conta, na argamassa da carne. Deus nos impôs a reencarnação para no mostrar o que temos de fazer para nós mesmos. Aquilo que devemos fazer, não podemos passar para outro; cabe-nos enfrentar os nossos deveres com a disposição que a fé nos faculta. O nosso Pai Celestial nunca se esqueceu da Sua paternidade, desde os primeiros momentos da criação, até aos Espíritos puros que o cercam dispostos a fazer a Sua vontade.

    Os Espíritos se originam do mesmo princípio único, tocados com o mesmo amor pela Divindade. A justiça de Deus é perfeita em todos os rumos da Sua sabedoria, e neste entendimento é que os seres criados passam pelos mesmos processos de despertamento espiritual, mas, com reações diversas. O ponto de saída e chegada é o mesmo para todos os Seus filhos. As diferenças que encontramos de alma para alma, de homem para homem, já deves ter deduzido, é a idade de cada ser, na pauta das suas existências. Quanto, ao que muitos escritores espiritualistas dizem, que uns sofrem e outros não, na ascensão que deviam conquistar, é opinião falsa, por não encontrar ressonância na justiça do Todo-Poderoso. Se nasceram todos simples e ignorantes todos foram às escolas, onde os ensinamentos são os mesmos e idênticas às necessidades. Mesmo que as modalidades de aprendizagem sejam diversas, no fim, a soma de trabalhos, dores e sacrifícios, de esforços individuais para aquisição dos poderes, é a mesma, em busca das trilhas de libertação dos seus valores morais e espirituais.

    No princípio recebemos de mãos generosas o apoio correspondente às nossas necessidades que, quando adultos passamos a doar aos que se encontram na nossa retaguarda, como compensação pelo que recebemos. Essa é uma lei: nada fica sem resposta na vida. Tudo que existe, toma forma, perde a forma e torna a tomar corpo. E a alma não pode fugir dessa lei universal, porque a reencarnação nos favorece o crescimento espiritual mais rápido. Somos, por assim dizer, agredidos pela matéria, e dessa agressão acordamos cada vez mais para o Amor, especulando em todos os sentidos para aquisição da sabedoria. Bendita seja a reencarnação, que nos aprimora e que nos eleva, dando-nos a entender que não existe a morte.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Eu sempre repito isso dada a necessidade de repetição. De acordo com a Doutrina Espírita, reencarnação é punição. Sabemos que os seguidores do Espiritismo não gostam de ler isso e tentam contornar o máximo que podem dando explicações evasivas que fogem ao tema desse artigo.

    Obrigada pela participação

    Graça e paz,

    ResponderExcluir