Há contradições nos livros espíritas  de Allan Kardec?

Por Redação: Exame da Doutrina Espírita (Atualização Maio/2016)


(Parte 1)

Sim, há contradições! Os  espíritas costumam dizer que a Bíblia está repleta de erros e contradições e por isso não tem procedência divina.  Alegam que há relatos que são totalmente incompatíveis com a bondade e justiça divinas como, por exemplo, a pena de talião, guerras, escravidão e etc. E mais, situações incompatíveis com a Ciência.

Mas será que nos livros escritos pelo codificador Allan Kardec não existem contradições, erros? Se existem, porque criticam tanto a bíblia? Essa pergunta nos levam a duas possíveis respostas: Ou os espíritas não conhecem a fundo a própria crença, ou já detectaram tais situações controvertidas e passam por cima como se não existissem. Vamos ver a seguir que em determinados assuntos foi dito sim e não ao mesmo tempo.


Vamos analisar algumas questões:


1) Deus ordena a lei do olho por olho e dente por dente?


NÃO: O Espiritismo diz: Nosso Deus é diferente, “não é o Deus vingativo,  cruel, sanguinário e ciumento de Moisés,  não ordena que retribua olho por olho e dente por dente.”  (A Gênese, cap 1, item 23, FEB, grifo nosso).

SIM: “Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a  justiça de Deus. É Deus que a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este é o sentido das palavras de Jesus.” (O Livro dos Espíritos, questão 764, FEB,grifo nosso). 


Como pode o espiritismo criticar a Bíblia  quando ela fala da pena de talião se no próprio Livro dos Espíritos lemos que é Deus aplica tal pena?

2) Deus usa as guerras e escravidão para ensinar os povos?
NÃO: O Espiritismo afirma: “Nosso Deus é soberanamente bom, justo, manso, cheio de misericórdia, um Deus que jamais regaria a terra com sangue humano, jamais ordenaria  o massacre e extermínio dos povos”. (A Gênese, item 23, FEB, grifo nosso).

SIM: Pergunta feita por Allan Kardec aos espíritos:qual foi o objetivo da Providência em tornar necessária a guerra?”. 
A resposta foi: “A liberdade e o progresso.” 
Então o codificador faz outra pergunta: “como poderia ser a liberdade e o progresso uma vez que a  guerra frequentemente resultou em escravização?”  


Resposta dos espíritos:  “Escravização temporária, para esmagar os povos, a fim de fazê-los progredir mais depressa.”(O Livro dos Espíritos, questão 744, FEB, grifo nosso).


Questionamento: Se Deus não ordena o massacre de pessoas, porque a Providência divina tornou necessária a guerra e a escravidão para esmagar os povos para que eles progredissem mais depressa?  

********************************************************************************************
(Parte 2)

3) A Encarnação/ Reencarnação pode acontecer em animais?

SIM:  “Nada aí há de impossível, nem o que, se assim for, afete a dignidade do homem. Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriadas às suas necessidades e mais adequadas ao exercício  de suas faculdades, do que o corpo de outro animal. Em vez de se fazer para o Espírito um invólucro especial, ele teria achado um já pronto. Vestiu-se então da pele do macaco, sem deixar de ser Espírito humano, como o homem não raro se reveste de certos animais, sem deixar de ser homem. (A Gênese, Cap 6, item .15 212, FEB, grifo nosso ).


NÃO: “A encarnação dos Espíritos ocorre sempre na espécie humana. Seria um erro acreditar que a alma ou espírito pudesse encarnar num corpo animal”. (O Livro dos Espíritos, Introdução, item 6, grifo nosso).
       

Observação: Macaco é animal!


4) Deus permite torturas, canibalismos como formas de permitir a evolução das pessoas?

NÃO: “Esta já não é o Deus terrível, ciumento, vingativo, de Moisés; o Deus cruel e implacável, que rega a terra com o sangue humano, que ordena o massacre e o extermínio dos povos, sem excetuar as mulheres, as crianças e os velhos, e que castiga aqueles que poupam as vítimas...” (A Gênese, cap 1, item 23, grifo nosso).

SIM:  Kardec perguntou: “Assim, pode dar-se que os homens mais civilizados tenham sido selvagens e antropófagos?”

Tu mesmo o foste mais de uma vez, antes de seres o que és.” (O Livro dos Espíritos,questão 787, grifo nosso).


Ora, como pode o Espiritismo falar que o Deus, que é amor, esse Deus ensinado no Espiritismo não ordena o massacre e extermínio dos povos se a selvageria e antropofagia (canibalismo = crueldade!) são meios didáticos ensinado em O Livro dos Espíritos  para evolução espiritual das pessoas?


**************************************************************************************************
(Parte 3)
5) Contradição científica: Há luas em Marte?
NÃO: Quem afirmou isso foi o espírito do falecido cientista Galileu! – “O número e o estado dos satélites de cada planeta têm variado de acordo com as condições especiais em que eles se formaram. Alguns não deram origem a nenhum astro secundário, como se verifica com Mercúrio, Vênus e Marte (2)...”(A Gênese, cap 6. 26, grifo nosso).
SIM: Porém,  15 anos depois....tiveram que acrescentar uma nota de rodapé nesse mesmo livro a respeito dessa questão 26: “(2) Nota da Editora: Em 1877, foram descobertos dois satélites de Marte: Fobos e Deimos.” (A Gênese, cap 6. 26).

Observação: Galileu Galilei quando estava vivo fez uso do telescópio e daqui mesmo da Terra conseguiu descobrir os satélites de Júpiter, montanhas e crateras na Lua e etc, porém, depois de  falecido, fora corpo, lá no espaço não conseguiu ver as duas luas de Marte?!
6) Existem pessoas em outros planetas?
SIM: São habitados todos os globos que se movem no espaço? A resposta foi: “SIM e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição”. (O Livro dos Espíritos, questão 55, grifo nosso).


NÃO: Marte é um bom exemplo. Desde a década de 60 são enviadas sondas espaciais que chegaram perto de sua órbita tirando fotos, depois outras conseguiram pousar em seu solo, mas nenhuma civilização marciana foi encontra lá...nem um marciano sequer!
Se todos os planetas são habitados, onde estão os habitantes de Marte?
Como poderia ter gente vivendo em Vênus, por exemplo, onde a temperatura da superfície chega por volta de 450Cº fora as  chuvas de  ácido sulfúrico?!
Já teve sonda orbitando Mercúrio, mas nenhum mercuriano foi encontrado lá!
Como puderam afirmar os espíritos que todos os planetas são habitados? Quem se enganou, o codificador ou os espíritos? Quem é o responsável por essas contradições?
Avaliando com cautela tais situações vemos que não é coerente por parte dos Espíritas criticarem tanto a Bíblia assim. Haja vista os exemplos acima.
Fiquemos com as palavras do Mestre: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João 8.32
Na fé, 


Licença Creative Commons
A obra Allan Kardec e as contradições dos Livros Espíritas de Discípula de Cristo foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

50 comentários:

  1. espiritismo é uma tremenda duma palhaçada, só não caio na risada por que ele tem levado muita gente para o inferno, longe, bem longe de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comprova sua total ignorância e ingenuidade a respeito. Só analisa por uma única ótica

      Excluir
    2. Essas palavras não podem ter vindo de um pastor..Tamanha falta de caridade!!!!! Duvido que Deus vá nos julgar pela nossa religião...portanto, seja mais caridoso, pastor.

      Excluir
    3. Não fala merda, o espertalhão da fé, falso profeta

      Excluir
    4. você parece sentir prazer em ser vingativo e qué que o seu deus seja também.

      Excluir
    5. Pastor? Mostre as suas obras, antes de falar asneira! Tolinho.

      Excluir
    6. Meu comentário terá de ser aprovado pelo pastor? kkkkkkk Me erra então!

      Excluir
    7. Item 5) Contradição científica: Há luas em Marte?
      Basta ler o trecho do livro de Gênese e, em momento algum, tal afirmação copiada por esta blogueira foi proferida por Galileu, mais uma vã tentativa de denegrir o espiritismo usando de ardil para convencer os desatentos. Leiam todo o trecho do livro da página 157 às anteriores e descubram o embuste da colega que em vez de elucidar quer confundir o seus leitores. Não cola não amiga!

      Excluir
    8. e enganar as pessoas fracas pra arrancar dinheiro delas leva pra onde?

      Excluir
    9. Tal comunicação sobre Marte não ter luas foi atribuída ao suposto espírito desencarnado de Galileu. Mas é óbvio que o verdadeiro Galileu longe de ter tido tal comunicação, jamais diria uma coisa dessa.

      Excluir
    10. A nota de rodapé do capítulo 6 - "Uranografia Geral" informa que tais comunicações do capítulo 6 foram assinadas "Galileu".

      E na outra nota de rodapé abaixo do item 41 diz: "Numa comunicação dada ulteriormente, acrescentou o Espírito Galileu: "Há mesmo sistemas ainda mais complicados..."

      Excluir
  2. Eu não vi contradição nenhuma, você tá distorcendo o sentido das frases

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe contradição nenhuma. Pesquisei os dois livros citados: a Gênese e o Livro dos Espíritos, nos itens citados e fica claro que vc distorceu as ideias, assim como vcs fazem ao ler a bíblia. Vc está descontextualizando os itens.

      Excluir
    2. Sério?? Vc pelo menos leu a parte onde o Livro dos Espíritos está escrito que "são habitados todos os globos"??? Isso é falso! Não são habitados e temos provas disso..
      Sem contar as luas de Marte que foram comprovadas as suas existências...
      LEIA E ENTENDA O QUE ESTÁ ESCRITO.

      Excluir
    3. O anônimo defensor de kardec Não viu contradição, leu as obras, mas não explicou onde estão as contradições! Então provou que não tem base alguma, é mera falácia.

      Excluir
    4. Bom dia,

      O pior cego é aquele que não quer ver.

      Paz e luz

      Excluir
    5. "Os espíritas costumam dizer que a Bíblia está repleta de erros e contradições e por isso não tem procedência divina" - Eu nunca ouvi um espírita dizendo isso, principalmente que a Bíblia não tem procedência divina. O que eu já ouvi falarem é que os ensinamentos dados a humanidade pelo plano espiritual é de acordo com a evolução da espécia humana, isto é, a bíblia são ensinamentos compatível com o grau de evolução dos espíritos naquela época.

      Excluir
  3. Algumas dessas tem fácil explicação: a vida em marte e em vênus pode ser vida espiritual. Espírito não passa calor nem sai em foto de sonda.
    E outra, não foi dito que canibalismo é um meio didático.
    Só que é um estado evolutivo necessário entre o animal e o civilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior cego é o que não quer ver.

      Paz e luz

      Excluir
    2. Discípula até quando você continuará baseando os seus "estudos" e "análises críticas" com base em "pedaços" da doutrina espírita?. Vamos colocar aqui os dois textos do item 1) na íntegra para vermos se o "pedaço" que você usou vai sustentar a sua conclusão preconceituosa:
      Gênese "23. A parte mais importante da revelação do Cristo, no sentido
      de fonte primária, de pedra angular de toda a sua doutrina é o ponto de vista inteiramente novo sob que considera ele a divindade. Esta já não é o Deus terrível, ciumento,vingativo, de Moisés; o Deus cruel e implacável, que rega a terra com o sangue humano, que ordena o massacre e o extermínio dos povos, sem excetuar as mulheres, as crianças e os velhos, e que castiga aqueles que poupam as vítimas; já não é o Deus injusto, que pune um povo inteiro pela falta do seu chefe, que se vinga do culpado na pessoa do inocente, que fere os filhos pelas faltas dos pais; mas, um Deus clemente, soberanamente justo e bom, cheio de mansidão e misericórdia, que perdoa ao pecador arrependido e dá a cada um segundo as suas obras. Já não é o Deus de um único povo privilegiado, o Deus dos exércitos, presidindo aos combates para sustentar a sua própria causa contra o Deus dos outros povos; mas, o Pai comum do gênero humano, que estende a sua proteção por sobre todos os seus filhos e os chama todos a si; já não é o Deus que recompensa e pune só pelos bens da Terra, que faz consistir a glória e a felicidade na escravidão dos povos rivais e na multiplicidade da progenitura, mas, sim, um Deus que diz aos homens: “A vossa verdadeira pátria não é neste mundo, mas no reino celestial, lá onde os humildes de coração serão elevados e os orgulhosos serão humilhados.” Já não é o Deus que faz da vingança uma virtude e ordena se retribua olho por olho, dente por dente; mas, o Deus de misericórdia, que diz: “Perdoai as ofensas, se quereis ser perdoados; fazei o bem em troca do mal; não façais o
      que não quereis vos façam.” Já não é o Deus mesquinho e meticuloso, que impõe, sob as mais rigorosas penas, o modo
      como quer ser adorado, que se ofende pela inobservância de uma fórmula; mas, o Deus grande, que vê o pensamento e que se não honra com a forma. Enfim, já não é o Deus que quer ser temido, mas o Deus que quer ser amado."
      Livro dos Espíritos Pag. 439: "764. Disse Jesus: Quem matou com a espada, pela espada perecerá. Estas palavras não consagram a pena de talião e, assim, a morte dada ao assassino não constitui
      uma aplicação dessa pena? (Resposta Espírita:) “Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a justiça de Deus. É Deus quem a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo em que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá a achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este o sentido das palavras de Jesus. Mas, não vos disse ele também: Perdoai aos vossos inimigos? E não vos ensinou a pedir a Deus que vos perdoe as ofensas como houverdes vós mesmos perdoado, isto é, na mesma proporção em que houverdes perdoado, compreendei-o bem?”
      Como vês, não há nenhuma contradição entre o que foi escrito no livro dos espíritos e em gênese. A LEI DE TALIÃO foi traduzida como a JUSTIÇA de DEUS, entendeu? Ambos os textos nada tem haver com "Deus ordena a lei do olho por olho e dente por dente?"

      Excluir
  4. Palhaça é "igreja" Universal e o "templo" de Salomão, pois é uma tremenda falta de respeito‼ Tão absurdo como as distorções de Allan Kardec. Os assuntos sobrenaturais não podem ser tomados como doutrinas.

    ResponderExcluir
  5. Se tem um palhaço nessa história é vc pastor, que não sabe ler nem comparar uma coisa com outra. Não tem nada absolutamente nada de contradição.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, obrigada pela participação.

    Às vezes é muito difícil olhar um comentário com outros olhos, uma vez que já se está acostumando a pensar de uma forma predeterminada. O primeiro impacto é de negação. A pessoa nega o fato exposto.

    Quanto a vida em Marte ou Vênus ser uma vida espiritual apenas seria uma possibilidade interessante, se não fosse ensinado que os corpos seriam semelhantes aos nossos.

    Vejamos:

    "Os seres que habitam os diferentes mundos têm corpos semelhantes aos nossos? “é fora de dúvida que têm corpos, pois o espírito precisa estar revestido de matéria para atuar sobre a matéria”. Esse envoltório, porém, é mais ou menos material, conforme o grau de pureza a que chegaram os espíritos.” (O Livro dos Espíritos, questão 181).

    E tem outra explicação bem curiosa. O Livro dos Espíritos também diz que os habitantes da Terra são menos adiantados física e moralmente, e Marte estaria abaixo da Terra. Dessa forma não haveria hipótese de alguma civilização sem corpo em Marte, uma vez que se na Terra existem pessoas de carne e osso, e esse seria um planeta menos evoluído, imagina então Marte que ainda estaria abaixo da Terra?

    Vamos conferir:

    “Segundo os espíritos, de todos os mundos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Marte lhe estaria abaixo, sendo-lhe Júpiter superior de muito, a todos os respeitos.” (O Livro dos Espíritos, questão 188).






    ResponderExcluir
  7. O ESPIRITISMO CAMINHANDO COM O PROGRESSO, NÃO SERÁ JAMAIS ULTRAPASSADO, PORQUE, SE NOVAS DESCOBERTAS LHE DEMONSTRAREM QUE ESTÁ EM ERRO SOBRE UM PONTO, MODIFICAR-SE-Á SOBRE ESSE PONTO, SE UMA NOVA VERDADE SE REVELA, ELE A ACEITARÁ. (KARDEC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Um pisca pisca de contradições. É a desculpa da tal "luz progressiva".

      Excluir
  8. Se o Espiritismo tem essas falhas, que foi uma doutrina criada no século XIX, no centro cultural do mundo! Imagina as religiões ocidentais, dogmatizadas, principalmente as protestantes com ramificações evangélicas que interpretam tudo ao pé da letra. Admitem ainda ao pé da letra, estórias como : Adão e Eva, Torre de Babel, Dilúvio Universal, e ainda crê naquele "deus" hebreu, violento, ciumento, escravocrata, fraticida, machista, etc, etc, etc, E ainda não admitem a Evolução das Espécies, hoje confirmada pela ciência. Tentam confundir seus fiéis nas igrejas, com argumentos falaciosos, cheios de SOFISMAS e até inventam, para denigrir o conhecimento científico sobre a Evolução. Pois sabemos que todos os verdadeiros cientistas admitem sem sombra de dúvidas a Evolução das Espécies, o que eles não têm consenso é o Processamento que leva a ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      As contradições expostas nesse artigo são muito evidentes. Mas o fanatismo cego não deixa a pessoa encarar a realidade.

      Excluir
  9. Sabem de nada. Que pena. O que vejo são pastores ficando ricos... triste!

    ResponderExcluir
  10. Parei de ler na primeira contradição pois o autor pegou apenas um trecho da gênese e contrastou com a questão do livro dos espíritos, o que deu realmente a entender que vou um erro. Porém ao ler as duas obras vi que o equívoco foi do autor deste texto. Ninguém é dono da verdade, nenhuma religião de salva. Apenas o Amor de Deus, sua misericórdia e a atitude de assumimos perante a vida e com nossos irmão de caminhada. Portanto sejamos caridosos, tolerantes, amorosos uns com os outros. Vamos parar de brigar e nos focar em ajudar quem de nós precisa. Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se vc não se deu o trabalho de ler não deveria nem comentar. Isso é um traço forte de fanatismo.

      Excluir
  11. Prezados, acaba de ser descoberta água em Marte com grande possibilidade de vida microbiológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A contradição continua. O que tem a ver possibilidade de vida microbiótica com supostos seres reencarnados? tais deveriam existir em Marte de acordo com a doutrina espírita.

      Excluir
  12. Não tem a opção compartilhar no facebook, faltou falar do racismo anti-negros que tem nos livros de Allan Kardec.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia,

      Vou tentar colocar essa opção de compartilhar no FB.

      Excluir
  13. Incrive!!!! O ser humano consegue ver o cisco no olho do outro e não enxerga um caminhão no seu proprio. Os pastores evangelicos que se dizem protestantes seguem uma Biblia escrita por Constantino nos anos 325 d.C no famoso concilio de Nicéia, ele que era pagão e por isso distorceu todas as escrituras transformando a Biblia conforme seu interesses pessoais, inclusive retirando das escrituras o que falava sobre reencarnação a mando de sua mulher, seguem este livro como se fosse escrito por Deus, pior ainda, livro escrito pela Igreja Catolica que os protestantes usam como base de sua Doutrina. E se acham no direito de criticar os erros de Kardec? Kardec pode ter errado como ser humano falivel, mas não com a pretensão de distorcer a Doutrina dos Espíritos como fez Constantino com as escrituras. Errou sim, pois quem sabe um pouco de mediunidade sabe da influencia do médium nas comunicações, se analisarmos o tamanho de sua obra veremos que são erros irrisórios perante as distorções Bíblicas.
    Mas os pastores continuam alegando que a Bíblia é um livro sagrado.
    O pior de tudo isso é que não tiveram nem coragem de escrever seus próprios livros e se serviram do livro daquele que dizem protestar. Os evangélicos não tem o direito de criticar a obra de Kardec, posto que nada produziram de seu. São como parasitas que se alimentam da doutrina de outrem e ainda criticam o que não conhecem.
    Pensem nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Fanatismo não leva a nada. A questão não é criticar, como vc diz, mas questionar como esse blog tem feito. Pelo visto vcs não gostam de questionamentos.

      Leia "Espiritismo condena outras crenças?" Nesse artigo vemos como as obras de AK falam horrores sobre outros credos. Quer dizer que AK pode "descer a lenha" em outras crenças, mas quando alguém questiona as coisas que ele disse é tratado como intolerante? Oras... poupe-nos.

      Paz e luz

      Excluir
  14. Dependendo da forma de vida sobre a qual queiramos saber, ela existe em todo lugar! Tudo que saiu das mãos do Criador esplende vida; no entanto, em se tratando de vida física, com pelo menos as aparências da que existe na Terra, a resposta toma outras direções.

    Se alguém que não conhecesse a Terra tivesse uma visão de todas as casas nela construídas, e perguntasse se todas elas são habitadas por seres humanos, o que responderíamos? - "Certamente, que nem todas. Muitas delas estão desabitadas; outras foram feitas com determinados objetivos que não o de moradia; outras serão destruídas por já terem cumprido suas missões"... e, assim, sucessivamente. O mesmo se dá com os mundos que circulam no universo de Deus. Nem todos são habitados, por seres humanos, por formas visíveis. É bom que salientemos que não existe algo inútil no seio da criação, pois, se Deus é a Inteligência Suprema, como iria fazer coisas sem proveito? Isso não cabe na mente do homem dotado de raciocínio e dominado pelo saber.
    Cabe-nos dizer que o homem deste século se encontra ansioso para conhecer outros mundos, e o prêmio dos esforços consecutivos será as próprias descobertas. Entrementes, é preciso que os cientistas materiais descubram-se e ensinem aos seus irmãos a se descobrirem. Cada Espírito é um universo em miniatura e as leis de fora são as mesmas de dentro das almas. Basta sejam estudadas e respeitadas, para que a luz se faça nos caminhos das criaturas. O que existe fora, existe dentro; o que está no alto está no baixo. O empenho na Terra é o de educar os outros, o que muito louvamos, mas necessário se faz que nos eduquemos em primeiro lugar.
    Deus está vendo tudo o que se passa em todas as Suas casas, por intermédio dos Seus agentes, que moram em todos os mundos, e através das leis que palpitam em toda a criação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia,

      Amados...falam falam e evitam o ponto central do artigo.

      Paz e luz

      Excluir
  15. Nada é perfeito,nada é secreto,nada é misterioso,o espiritismo veio rasgar o véu da ignorância secular da raça humana,mas está longe de ser perfeito,assim como tudo que existe na terra,isso é mais para um futuro não tão distante assim,a vida prescinde o conhecimento,Deus está no leme da barca furada chamada planeta TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Veio rasgar o véu da ignorância trazendo mais ignorância e doutrinas estranhas como as que lemos nesse artigo?


      Veio rasgar o "véu da ignorância" dizendo que não tem luas em Marte, qdo na verdade tem? Que são habitados todos os planetas com gente encarnada/reencarnada qdo não se tem? Q canibalismo é método didático evolutivo espiritual? E etc e etc....

      Paz e luz

      Excluir
  16. A necessidade da pessoa acreditar em algo, é tão grande que ela perde a própria razão!

    ResponderExcluir
  17. Quando a pessoa é limitada ela pega duas ou três palavras perguntas com as respostas e posta. Não leva em conta que está diante de um livro reencarnacionista e que a profundidade da resposta é muito grande para que só pensa em 1 existência. Um monte de gente com uma pré-disposição para denegrir uma religião alheia lê e diz: É isso ai, tou certo!
    Muita gente lê a bíblia e diz que está errada, que não tem lógica, bíblias mal traduzidas mas que mesmo assim muitos sábios crentes necessitam de abrem para falar asneiras. Amo a Bíblia e estudo ela com respeito e dedicação. Minha bíblia não é católica, protestante, espírita. Minha Bíblia é sagrada e bem traduzida! E casa perfeitamente com toda a Doutrina espírita, portanto, a primeira linha desse artigo já começa errada. O espírita respeita muito a Bíblia e não fica nas esquinas disputando fieis como outras religiões. Sendo assim já na primeira afirmação esse artigo começa comprometido!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Discípula de Cristo. O seu blog é muito bom!

    Parabéns pela postagem. Eu também tenho um blog, mas este é recém-criado e está nos estágios iniciais e nas primeiras postagens:

    oespiritismoensinaaverdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Se o espiritismo vê tantas falhas na bíblia, por que se apoia nela para validar sua doutrina? Por que utilizar apenas algumas passagens? Por que não pregar um Cristo conforme está na bíblia em sua totalidade? A crença na reencarnação existe em outras religiões como hinduísmo, budismo, etc porém não se apoiam na bíblia para corroborar sua doutrina.

    ResponderExcluir
  20. Em vez de só pensarmos em espiritismo e espiritualidade. O que nós precisamos mesmo é, sermos mais *espiritualistas dessa maneira estaremos juntos falando menos, escutando mais e aplicando sempre!!!!

    ResponderExcluir
  21. Algumas observações muito bem feitas, outras sem qualquer base de raciocínio lógico dentro da doutrina, a exemplo dos mundos habitáveis onde a doutrina espírita se refere habitado por espíritos e não por homens de carne e osso como foi entendido.

    ResponderExcluir
  22. Cara Discípula de Jesus não observaste que Ele próprio asseverou que se reconheceriam seus discípulos por muito se amarem? Como tu podes se autoproclamar como tal, se desrespeita o direito que Ele próprio respeitou em todos? O direito de escolherem seus próprios caminhos.
    Retirar um texto de contexto vira pretexto para semear a ignorância. E seu seu propósito é esclarecer, faca-o na dimensão justa do contexto.
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  23. O sofista, autor do artigo, não entende o que lê, pois confunde ordenar com permitir o livre-arbítrio. Em todos os supostos trechos contraditórios, nota-se que Deus não ordena coisa alguma e nos dá total liberdade de decisão e ação para que possamos vivenciar todas as experiência afim de progredirmos rumo à PERFEIÇÃO, que é Deus.

    Abaixo, uma breve análise das duas primeiras contradições, só para se ter uma ideia do que estou dizendo:

    1) Deus "não ordena que retribua olho por olho e dente por dente" (A Gênese) e "A pena de talião é a justiça de Deus. É Deus que a aplica" (O Livro dos Espíritos). O livro "A Gênese" afirma que Deus não manda que seja aplicada a pena de Talião, pois é Ele mesmo que a aplica, portanto, o trecho do livro "A Gênese" está de acordo com o trecho do livro "O Livro dos Espíritos" que diz que é Deus quem aplica a pena de Talião. Não existe contradição. É só saber interpretar.

    2) Deus "jamais regaria a terra com sangue humano, jamais ordenaria o massacre e extermínio dos povos" (A Gênese) e Deus torna necessária a guerra para "a liberdade e o progresso" (O Livro dos Espíritos). O livro "A Gênese" afirma que Deus não manda que se façam guerras, porque temos livre-arbítrio e sofremos as consequências para progredirmos, portanto, o trecho do livro "A Gênese" está de acordo com o que diz o livro "O Livro dos Espíritos" no qual afirma que a guerra é necessária, porque não existe evolução espiritual sem vivenciar experiências. Não existe contradição. É só saber interpretar.

    ResponderExcluir